Colégio Regional de Dirigentes reúne representantes das regiões Sul 1 e Sudoeste da OAB-MG

O terceiro Colégio Regional de Dirigentes da OAB-MG das regiões Sul 1 e Sudoeste de Minas Gerais reuniu representantes de 20 subseções na Subseção de Poços de Caldas, nesta sexta-feira (12). O encontro faz parte da política de interiorização da gestão que vai aonde a advocacia mineira está para levantar as demandas da classe e buscar soluções. Nesta edição, o presidente da Ordem de Minas, Sérgio Leonardo, recebeu o coordenador nacional de interiorização da advocacia, João de Deus Quirino Filho.

Sérgio Leonardo falou que “a gestão entende que é impossível gerir a OAB-MG dos gabinetes da seccional e, por isso, estamos percorrendo o interior de todo o estado. É muito importante que a gente possa ter esse momento, possa se conectar e resgatar a importância e a valorização da advocacia mineira. As senhoras e os senhores serão os legítimos representantes da advocacia, são os para-raios das demandas reais das advogadas e dos advogados que precisam ser ouvidos. Vocês são os protagonistas desse encontro. Somos um novo grupo, com novas ideias e contamos com a contribuição de todos vocês”.

O representante da OAB Nacional, João de Deus Quirino Filho, disse que o Sistema OAB tem 1.131 subseções nas 27 seccionais, com 50,4% da advocacia brasileira atuando no interior. Ele destacou a parceria e o diálogo entre o Conselho Federal com a Seccional Mineira e falou sobre o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia. “Sempre tive um sonho que, da mesma forma que as capitais, o interior tivesse acesso aos serviços e ações do Sistema OAB. A presença do presidente nas subseções traz o sentido de pertencimento à advocacia do interior. Meu desejo é que essa pauta seja perene”.

O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, destacou a “sinergia e união entre a OAB e a Caixa de Minas Gerais. Somos a maior Caixa de Assistência do Brasil com uma gestão austera, voltada para as subseções, que recebem a mesma atenção dada à capital. Somos pioneiros em levar benefícios à advocacia com os serviços Meu Primeiro Certificado, Meu Primeiro Site e a telemedicina gratuita do Hospital Albert Einstein, entre outros. Estamos trabalhando por meio de muito diálogo, construindo pronta e democraticamente soluções para todas as demandas da classe”.

Durante o debate, os dirigentes levantaram questões sobre falta de urbanidade de servidores da justiça e ausência de juízes nas comarcas, déficit de pessoal e falta de parlatório em unidades prisionais, problema de plantão da Polícia Civil, atuação de cartórios impactando no trabalho da advocacia local, pedido de construção de sede própria, treinamento de servidores, simplificar inscrição de escritórios de advocacia, transmissão de eventos da seccional online para subseções, instalação de turma do TED, entre outros. O presidente Sérgio Leonardo deferiu algumas demandas levadas pelas subseções.

As palestras “Mitos e Verdades sobre Motivação”, com o psicólogo Daniel Furtado, e “As prerrogativas da Advocacia”, com o delegado de prerrogativas, Adilson Rocha, foram ministradas para os dirigentes.

Estiveram presentes no colégio 54 dirigentes das subseções de Alpinópolis, Andradas, Areado, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Piumhí, Pratápolis, Santa Rita de Caldas, São Sebastião do Paraíso, além da anfitriã Poços de Caldas.

Participaram do encontro pela diretoria da Seccional Mineira o secretário-geral, Sanders Alves; a secretária-geral adjunta, Cássia Hatem; o diretor tesoureiro, Fabrício Almeida; o diretor institucional, Rômulo Brasil; os diretores de interiorização, Bernardo Brant, Márcio Facchini e Rodrigo Martins Ribeiro; o diretor de eventos e conselheiro seccional, Diogo Lustosa; e o diretor-geral do Departamento de Apoio à Advocacia da Capital, Matheus Bragança; pela CAA-MG o diretor institucional, Luiz Paulo Moreira; e a diretora pedagógica da ESA-MG, Fernanda São José.

Inauguração da Sala Inteligente na Justiça do Trabalho

A OAB-MG fez mais uma entrega de Sala Inteligente para a advocacia mineira. O novo espaço irá funcionar na Justiça do Trabalho de Poços de Caldas. O secretário-geral da Seccional Mineira, Sanders Alves, conduziu a solenidade e falou que “a gestão atua para levar modernidade com responsabilidade e inteligente para toda a advocacia”.

O presidente da Subseção de Poços de Caldas, Ricarth Bandola, disse que “a entrega da Sala Inteligente é um marco para a subseção. A atual gestão da Seccional OAB-MG só pensa em melhorias para a classe”.

Para acessar o novo espaço, o advogado terá uma senha que possibilitará que ele tenha mais autonomia de uso. Por meio de um interfone, qualquer problema para entrar na sala poderá ser resolvido imediatamente.

Fonte: www.oabmg.org.br