A OAB Poços de Caldas esteve reunida na manhã de hoje (15/03) com representantes do INSS Agência Poços para tratarem acerca do início da utilização do INSS Digital.
Participaram da reunião o Presidente da OAB Poços – Luis Gustavo Morás, a Conselheira Seccional da OAB/MG – Franceli Rigatto e pelo INSS o Gerente Executivo – Edivan Paiva, o Gerente da Agência Luis Otávio Cancian Moreira e o Chefe do Serviço de Benefícios Albano de Freitas Dias Júnior.
Foi agendada para o dia 04/04/2018, na sede da OAB Poços de Caldas, das 09:00 às 11:00h, a realização de um mini curso para os advogados, de forma a prepará-los para utilização do novo sistema.
Com o novo sistema, que já está em funcionamento, o próprio advogado poderá através de seu computador, protocolar os pedidos de benefícios de seus clientes de forma rápida, evitando deslocamentos até a agência.
Fonte: OAB Poços de Caldas
Anexo:
Guia Prático Requerimentos à Distância_ATUAL.pdf (clique para download) Convênio da OAB/MG garante que advogado não precise ir ao INSS para ter acesso aos processosA OAB Minas firmou parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para auxiliar o dia a dia dos advogados. Trata-se do INSS Digital, programa que garante a classe acesso aos processos administrativos do INSS via internet, não sendo mais necessário seu deslocamento à agência.
O serviço abrange requerimentos de aposentadoria, pensão, salário maternidade e aposentadoria especial. Segundo o presidente da seccional mineira, Antônio Fabrício Gonçalves, este acordo é uma sinalização do respeito à OAB e às prerrogativas dos advogados. "Esta parceria muda a relação do advogado com o INSS. Todo o processo pode ser feito do escritório, sem necessidade de deslocamento até uma das agências da Previdência Social, melhorando as condições de trabalho e valorizando a advocacia", afirmou Antônio Fabrício.
Os profissionais interessados em aderir ao INSS Digital devem solicitar o cadastramento a OAB Minas, por meio do link
www.oabmg.org.br/servicos/home/inssdigital, no site da seccional mineira.
Durante o processo o advogado deve preencher um termo de sigilo necessário para efetivar o cadastro. Posteriormente, o advogado receberá um e-mail do INSS com informações sobre o cadastro e os dados para sua autenticação.
Caso o advogado não tenha certificação digital, a seccional e subseções deverão encaminhar o termo de sigilo assinado, com firma reconhecida em cartório, juntamente com a cópia da identidade profissional do advogado para o e-mail: inssdigital@oabmg.org.br
Vale ressaltar que, para que o requerimento seja processado, é necessário que o advogado esteja com a inscrição ativa e em dia perante a tesouraria da OAB Minas.
Para esclarecimentos sobre o INSS Digital encaminhar e-mail para contatoinss@oabmg.org.br
Fonte: OAB/MG